quarta-feira, 29 de abril de 2020

Dicas de Estudo

1. Mantenha seu caderno completo e atualizado. Se você faltar, pegue a matéria com algum colega.
Lembre-se de que você é responsável por seus estudos, não é obrigação do seu colega avisar sobre exercícios e trabalhos, mas é sua responsabilidade se inteirar de tudo o que houver acontecido em sala.
2. Reserve todos os dias um tempo para fazer o dever de casa e estudar. Isto serve para que você exercite e apreenda os conhecimentos estudados na escola e identifique suas dificuldades e o modo como melhor aprende. Anote suas dúvidas e avise o professor se o método dele não estiver funcionando com você.
3. Não deixe a matéria acumular. Quanto mais tempo deixar de estudar ou fazer suas tarefas, mais assuntos terá para estudar e exercícios para resolver.
4. Durma oito horas diárias sempre, ou pelo menos quando for estudar no dia seguinte. Você está em fase de desenvolvimento e é durante o sono que o sono produz a maior parte dos hormônios que influenciam o seu crescimento. É também durante o sono, na fase mais profunda dele, que na maioria das vezes acontece um pouco antes de você acordar, que o cérebro produz as substâncias químicas que tornam permanentes as conexões nervosas que se estabeleceram com seus pensamentos e aprendizados durante o dia. Alguns adolescentes precisam dormir nove horas diariamente.
5. Tenha uma alimentação variada e saudável
6. Faça exercícios físicos regularmente. Eles aumentam o tônus muscular, melhoram a frequência cardíaca e ajudam na oxigenação do cérebro. Além de, é claro, manter a silhueta esbelta... Caminhada é uma boa, mas jogos coletivos são bem mais divertidos. Tente o futebol, basquete, queimada...
7. As pessoas são diferentes até na hora de aprender. Dá uma olhadinha nestas estratégias e tente descobrir qual a mais adequada para você:
a) Leitura, marcando as partes mais importantes do texto com cores que despertem a atenção e fazendo comentários ao lado do texto,
b) produção de questionários, resumos ou esquemas próprios,
c) Estudo em grupo, discutindo os assuntos com os colegas,
d) Muita gente gosta de estudar ouvindo música. A música clássica é a mais complexa, portanto é a que mais faz o cérebro trabalhar, mas outros estilos também são recomendados. Funk é o ritmo mais simples, portanto o que menos faz o cérebro trabalhar. Entretanto cabe a você escolher o ritmo que preferir, sem é claro, incomodar os outros.
e) Acredite se quiser, tem gente que gosta de “dar aulas” para o cachorro, para o espelho, para pôsteres ou para um brinquedo velho que ninguém sabe que a pessoa ainda guarda e brinca com ele... Isso é porque essas pessoas aprendem melhor quando estão tentando explicar ou ensinar para alguém.
f) Essa é muito utilizada por estudantes japoneses: estude lendo em voz alta, gravando tudo o que disser, até as piadinhas e comentários que fizer enquanto estuda; na hora de dormir é só deixar tocando enquanto você dorme.
Se nada disso funcionar... Procure ajuda! Peça aos professores, à coordenadora pedagógica, aos seus pais... Uma hora você vai encontrar algo que funcione para você, é só não desistir!

Um comentário:

Opine, deixe sua dúvida ou a sua sugestão, enfim, PARTICIPE:

Total de visualizações de página

Postagens populares